ºiRMÃO RAMOSº

Em uma tenda cheia de cores e mensagens de amor, lá está ele. Com um sorriso no rosto e uma boa dose de palavras de fé, Ramos Martins, o Irmão Ramos, recebe com carinho todos aqueles que passam por sua tenda no bairro Esplanada, em Içara, Santa Catarina. Morador de Morro da Fumaça, cidade vizinha, há 20 anos começou a construção que hoje é para obrigatória para quem quer tomar um refrescante suco de butiá, especialidade da casa.

As mensagens de amor e paz que decoram o lugar são frutos da fé inabalável que Irmão Ramos diz ter se fortalecido por causa das dificuldades da vida. Seu sonho era ser jogador de futebol, mas uma lesão durante um jogo quase o levou à morte. A descrença dos médicos em sua melhora fez com que deixasse sua recuperação nas mãos de Deus. E ela veio, tornando Irmão Ramos seu mensageiro.

Seu sonho é reconstruir o parque que existia no local e ter um área para que as crianças possam brincar. Por isso, além da venda de sucos e guloseimas, ele também vende mudas de verduras para juntar dinheiro. Quem passa por lá, também pode ver a latinha e uma placa pedindo doações para a compra de tintas, para que assim ele possa continuar espalhando mensagens de luz. Sua tenda vende mais que verduras e doces. Ela distribui amor. Lá, ele recebe os que precisam de uma palavra que carinho e força para seguir com a vida.

ºABENÇOAdAº

O desenvolvimento da fonte Abençoada faz parte das ações de preservação e registro dos letreiramentos vernaculares do sul de Santa Catarina do projeto Pintores de Letras. Ela é inspirada nas letras que decoram e dão vida às mensagens de amor pintadas letra à letra pelo Irmão Ramos.

Composta por cerca de 80 caracteres em caixa-alta, tendo algumas variações em determinados caracteres, a fonte, além de ser um registro da cultura gráfica catarinense, faz parte da tentativa de preservar o trabalho informal dos pintores de letras anônimos.

A licença permite uso pessoal e comercial de qualquer natureza, sem limite de instalações da fonte em qualquer plataforma e o pacote inclui uma versão webfont que pode ser usada sem limite de pageviews.

ºCompre & Ajudeº

A venda da fonte Abençoada é uma forma de contribuir com os sonhos do Irmão Ramos de fazer melhorias em sua tenda e possibilitar às crianças de Içara e região um local de lazer, paz e união. Todo o dinheiro da venda da fonte será destinado a compra de materiais e tintas para a obra.

Colabore e ajude a levar o trabalho do Irmão Ramos ainda mais longe. Para comprar entre em contato com a gente pelo e-mail pintores de pintoresdeletras@gmail.com ou pelo nosso formulário de contato logo abaixo.

ºPiNTORES DE LETRASº

O projeto Pintores de Letras quer resgatar e valorizar o ofício dos pintores de fachadas, muros, faixas e cartazes, tirando-os do anonimato e trazendo-os não apenas para o mercado, mas para o discurso formal da comunicação, publicidade e design. O projeto busca também a valorização e o fortalecimento de elementos culturais e da memória gráfica popular catarinense.


Conheça o projeto